Sport tips: Windsurf!

Sou suspeita pra falar de um esporte que meu pai ensina e do qual meu irmão coleciona troféus e medalhas na prateleira, mas não minto quando digo que o windsurf é fantástico. Ele trabalha todos os grupos musculares do corpo, traz uma paz imensa e ainda proporciona aquele bronze!

20131226_124402

Como iniciante, o primeiro desafio é permanecer em cima da prancha segurando a vela, o que envolve os músculos das pernas, ombros, antebraço e parte inferior das costas. E como o foco é justamente o equilíbrio, há também um bom trabalho dos músculos posturais, ou seja, ainda ajuda na definição da cintura.

20140321_155146

O gasto calórico na prática do wind também é bem atrativo. Um passeio recreativo te faz gastar entre 400 e 500kcal em 1 hora (1 horinha velejando passa muito mais rápido do que você imagina)! Sem falar que, quanto mais você evolui no esporte, mais velocidade consegue pegar e mais manobras consegue fazer, estimulando você a passar cada vez mais tempo em atividade na água, o que traz também benefícios cardiovasculares.

photo7

É interessante ainda esclarecer sobre cada modalidade do esporte. Porque dependendo do seu equipamento e das condições de mar e vento, você pode velejar pra relaxar e curtir o visual ou pode se desafiar nas manobras e saltos.

1. FREESTYLE

Aqui o foco está justamente nas manobras. O equipamento é bem pequeno pra facilitar sua execução, o mar deve estar sem ondas e o vento de médio a forte.

Na foto (tirada por mim!), Golito Estredo, tetra campeão mundial de freestyle brincando em São Miguel do Gostoso - RN

Na foto (tirada por mim!), Golito Estredo, tetra campeão mundial de freestyle.

2. WAVE

Nessa modalidade, como o próprio nome diz, as ondas são essenciais. Os campeonatos são bem parecidos com os de surf, onde as manobras e saltos nas ondas são avaliados pelos juízes, e é o estilo mais desafiador de velejo.

kauli2

Kauli Seadi, brasileiro, tricampeão mundial de Windsurf Wave, em Cabo Verde. Foto: http://www.kauliseadi.com

3. FORMULA

Essa é uma categoria extremamente técnica. As pranchas são mais volumosas e as velas maiores.

amandapost4

Paulo dos Reis, tetracampeão brasileiro de Formula.

4. SLALOM

É uma modalidade de velocidade. As competições acontecem contornando bóias até a chegada e o mar deve estar bem liso.

amandapost2

Antoine Albeau, tricampeão mundial de Slalom. Foto: http://www.robertoriccidesigns.com

5. RS:X

É a modalidade olímpica do windsurf, a mais técnica de todas. Os equipamentos são iguais para todos os competidores e compatíveis com quaisquer condições de vento.

amandapost3

Bimba, tricampeão panamericano, tetracampeão brasileiro, entre muitos outros títulos, e o único representante do Brasil nas olimpíadas. Foto: http://www.bimbawind.com.br

Importante lembrar: saber nadar é essencial! Se ainda não souber, inicie o curso de natação paralelo ao de windsurf, usando sempre colete salva-vidas no segundo. E nos lugares onde o mar é mais violento ou há grande quantidade de pedras, o uso do capacete é recomendado. No mais, basta entrar num biquini confortável, prender o cabelo e se jogar nessa delícia de esporte, você não vai se arrepender!

20130323_105742

Um beijo e bons ventos!

20130629_1718492

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s