Como falado no post anterior, uma comida bem típica aqui no Havaí é a Poke Bowl.
Originalmente, a poke bowl era feita com carne crua, retiradas as vísceras, pele e ossos, e servida com condimentos tradicionais, como sal marinho e algas (ou “limu” em havaiano). Com o tempo, condimentos da cozinha estrangeira foram sendo introduzidos, em especial os asiáticos e japoneses. Hoje, a cebola Maui também é bastante comum.
A poke bowl moderna também pode ser chamada de ‘ahi poke – ‘ahi denomina um tipo de atum no Havaí. Consiste em cubos de atum cru marinados com sal, molho de soja, óleo de gergelim, limu, pimenta chilli e inamona (condimento havaiano). Sem falar nas variações, que incluem salmão cru, camarão, polvo, etc.
O arroz também pode acompanhar, de preferência salpicado de furikake. Mais molhado e concentrado, facilita o uso dos palitinhos.
Além de tudo, ainda é super prático de fazer! Quer tentar? Você vai precisar de:
2 bifes de atum fresco, em cubos
1 xícara de molho de soja
3/4 xícara cebolinha picada
2 colheres de óleo de gergelim
1 colher de sopa de gergelim torrado
1 colher de sopa de pimenta vermelha esmagada (opcional)
2 colheres de sopa de macadâmia bem picada
Em uma tigela de tamanho médio (preferencialmente de plástico), combine o atum com molho de soja, cebola verde, óleo de gergelim, sementes de gergelim, pimenta, e nozes de macadâmia. Misture bem. Refrigere por pelo menos 2 horas antes de servir e adicione o arroz comum da culinária japonesa. Tá pronto! (receita tirada do http://www.allrecipes.com)
Não existem muitas informações nutricionais sobre o prato, mas já dá pra concluir que não é algo gorduroso e pesado, pode comer feliz.
Quem experimentar, não vai se arrepender!
Beijo
Perfeito e prático o prato!!!!!!!!!!!!!!!Super healthy!!!!!!!!!!!!!!!!Saudades da minha Mandinha, Igor e Joh!!!!!!!!!!!!!!!