
A Mokulua alí atrás, vista da praia
A Mokolua são 2 formações rochosas que deram origem a ilhas no meio do oceano pacífico e, conforme aprendi numa plaquinha por lá, eram inicialmente conectadas à praia de Lanikai. Também são bem conhecidas como “The Mokes” ou “Twim Islands” e podem ser vistas de toda Lanikai. Só a ilha da esquerda, a Moku Nui, tem acesso permitido, mas ainda assim com restrições. A ilha da direita, menor, chamada de Moku Iki é totalmente proibida.
A Moku Nui possui uma faixa de areia, onde se encontram dezenas de turistas e locais para um dia de praia comum; um lado montanhoso arenoso, lar para incontáveis aves que fazem seus ninhos e se reproduzem, e cujo acesso não é permitido; e um lado de rochas e beleza indescritível, cuja trilha chega numa pedra alta de onde as pessoas costumam saltar. Chegamos inclusive a achar uma foca relaxando por lá!
Ninguém vai de barco a motor até lá. Tem gente de caiaque, de prancha de surf, stand up paddle, canoa havaina, nadando… Cada um tem seu jeito, mas todos sem agredir a natureza. O passeio da praia até a ilha fica em torno de 1km e ainda dá pra ir parando no caminho pra mergulhar e ver uma natureza incrível por baixo do mar.
O passeio todo vale a pena! Quem for à Lanikai, não deve perder. Lembrando que Lanikai é uma praia de Kailua, a cidade vizinha à Honolulu. Então onde quer que você fique na ilha de Oahu, dá pra fazer um esforcinho e se esbaldar nas belezas da Mokulua! Mas sempre com consciência ambiental e respeitando as regras, hein? Pra conservar esse espetáculo da natureza por séculos!
Um beijo e Aloha!