Sport tips: Canoa Havaina

Eu não podia deixar de falar desse esporte por aqui. Posso até arriscar dizer que a canoagem é tão presente no Havaí quanto o futebol é no Brasil. É super comum você ver pessoas de toda idade, todo estilo, todo corpo e toda hora do dia carregando um remo pela rua. Pela praia se vê inúmeras canoas colorindo a areia. Elas são, para os povos do pacífico, um objeto sagrado. E a remada, um ritual. Não é pra menos, o esporte te possibilita um contato incrível com a natureza, seja dentro do mar, do rio ou do lago e faz você sair revigorado.

Photo 14-05-14 06 51 58

Não é um esporte tão fácil. Digo isso porque fiz questão de experimentar e apesar de ter me apaixonado pela prática, já fiquei morta de cansada no meio do caminho! Pior ainda: no dia seguinte, quase não me mexia de tanta dor muscular. Mesmo assim, faria de novo todo dia. A própria paisagem, o sentimento de equipe e os benefícios físicos que a canoagem proporciona compensam todo esforço, é maravilhoso. Principalmente quando se pode parar em alto mar por alguns minutos, como fizemos, para dar um mergulho na água mais cristalina desse mundo.

canoe2

O fundamento da canoagem está no movimento sincronizado das remadas. A equipe é formada de até 6 remadores e cada um rema de um lado, alternadamente, até o capitão da canoa fazer um som que sinaliza a troca de lados – esta feita rapidamente e com a canoa sempre em movimento. O trabalho, por incrível que pareça, é maior nas costas que nos braços, pois pra arrastar o remo na água é preciso fazê-lo com a força de todo tronco, inclusive do abdômen. É um ótimo exercício para tonificar peito, ombro, costas e braços, e de quebra ainda é um bom abdominal. O instrutor de canoagem Lúcio Scartezini, de Brasiília, afirma que cada remada equivale a um abdominal

canoe

Cada remador tem uma função, o último funciona como quilha da canoa; é ele quem direciona para que lado a canoa vai, colocando o remo na água na posição certa, e é geralmente o remador mais experiente do grupo. Quando fui, fiquei no penúltimo lugar, bem na frente dele, o que foi de extrema ajuda pra mim, pois ele ficava dando dicas do movimento dos braços, do corpo, como mudar de lado… E ainda trocou meu remo por um menor, pra facilitar – e facilitou muito! #thanksmike!

Nosso barco chegando

Nosso barco chegando

A estrutura da canoa de 6 remadores tem em média 12 metros de comprimento e 50cm de largura, e mais uma ama sustentada por duas traves de madeira – essa extensão lateral -, que funciona como estabilizador. Antigamente, era feita toda de madeira, mas por questões ambientais, hoje é feita geralmente de fibra de vidro, o que possibilitou uma infinidade de cores. É um esporte lindo pra quem tá dentro e fora da canoa, muito legal!

Photo 19-05-14 08 10 56

Canoas de Lanikai

Já existem muitos clubes de canoagem havaiana no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Em João Pessoa, infelizmente, nunca ouvi falar. Mas como existem canoas individuais, existe a possibilidade de se comprar uma ou mandar construir com alguém experiente no assunto. Enfim, dá pra dar um jeito se você quiser sair remando no estilo havaiano por aí. E eu garanto que vai adorar!

É bom destacar também que existem os grupos de passeio, como o que eu fui, e as equipes que participam de regatas, ou seja, competem umas com as outras tanto em âmbito local, como nacional e até internacional. Uma das remadoras do grupo que eu fui participa de regatas há anos e nos contou o quanto ficou surpresa quando, na última competição mundial, encontrou canoas até do Japão. Por aqui, algumas regatas são tão tradicionais que ainda usam a canoa feita da madeira local mesmo, bem bonitas.

Photo 19-05-14 07 02 55

Toda feliz porque tinha sido escolhida logo pra ficar no barco do meu irmão! Hahaha

Photo 19-05-14 07 25 13

Eu e Igor! Parada pra se esbaldar na vista e dar um mergulho

Photo 19-05-14 07 24 52

Photo 19-05-14 08 08 52

Com um casal amigo nosso que pratica canoagem há um bom tempo e manda muito bem (Giancarlo, brasileiro e Alexis, americana)

Meu beijo e Aloha!

2 comentários

  1. Menina, cada vez fico mais encantada com esse lugar! Quanta coisa linda e legal!! Esse esporte devia chegar por aqui pra gente tentar heheh Um beijo, aproveita bastante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s