Meus primeiros 21km

Photo 27-05-14 09 52 57

Eu posso dizer que corro há 1 ano e meio, mais ou menos. Antes disso, sempre que começava, acabava gripada depois de uma semana e ficava parada por outras várias. Tive que mudar minha alimentação e melhorar minha imunidade pra começar a correr de verdade. Comecei na esteira. Ia pra academia de noitinha e acompanhava toda a novela das 7 pelo closed caption (abrir mão da minha musiquinha, jamais!), passava rapidinho rapidinho! Fiz meus primeiros 10km assim, assistindo Cassimiro e Ester no ar-condicionado.

amandablog

Olha a novelinha alí! Hahaha

Daí me dei conta que, se queria continuar aumentando distâncias, precisava de um acompanhamento profissional. E foi aí que a Assessoria Esportiva Tarso Matos se mostrou essencial na minha evolução como corredora. Antes, eu corria 3x por semana a distância máxima que conseguia, e ia aumentando quilômetro por quilômetro de acordo com a minha própria vontade. Quando recebi minha primeira planilha, lembro que estranhei as distâncias em geral terem diminuído, mas a variação entre elas aumentou bastante. Conheci também o treino de fartlek, que alterna tiros curtos de alta velocidade com caminhadas, e quase morri na primeira vez que o fiz, mas terminei com a sensação de ter queimado umas mil calorias!

2013-09-18 07.06.46

Surgiu então a oportunidade de participar de uma corrida de 5km na cidade. Eu tinha jurado pra mim mesma que nunca participaria de nenhuma competição, que corria por puro prazer e achava essa coisa de competir uma bobagem. Paguei pela boca! Fui pra rua treinar no sol e no vento pra me preparar pra corrida e, desde então, nunca mais voltei pra esteira. Apaixonei pela corrida de rua e achei uma delícia competir.

20130615_081652

Minha primeira corrida, de 5km, com Marcella e Renan

Três meses depois de começar a ser acompanhada pela Assessoria Tarso Matos, aconteceria a Meia Maratona de João Pessoa e eu queria porque queria participar. Acabei forçando demais nos treinos e fui apresentada a boa e velha canelite (não tenho conhecimento científico para explicar muito bem, mas sei que é uma inflação na parte da frente da canela que dói pra caramba!). Tive que parar de correr por um bom tempo e desistir da Meia, foi bem chato.

IMG-20131223-WA0000

Quando soube agora em 2014, que viajaria pro Havaí e estaria por aqui logo na data de uma Meia Maratona, não deu outra: “dessa vez eu consigo!”. Meus treinos intercalaram um dia de curta/média distância, um dia de tiro (ultimamente são de 5 a 7 tiros de 1km cada) e um dia de “longão” – o mais gostoso. Ainda em João Pessoa, cheguei a fazer 15km com a subida da ladeira do Cabo Branco, e ainda treinei nas ladeiras daqui de Kailua, mas nunca tinha chegado aos 21km. Mesmo assim, acreditei quando meu treinador disse que na adrenalina, dava pra ir mais longe. E deu!

Photo 13-05-14 19 02 08

Nesse dia a planilha pedia 6km com ladeira. Ainda não conhecia as ruas muito bem, então fui com meu irmão e ele caprichou nas ladeiras pra mim!

Photo 25-05-14 08 12 57

Enfim, 21km!

Confesso que não fiz o percurso inteiro correndo, dei umas caminhadas pra respirar enquanto tomava água, mas ainda assim completei a bendita prova. Tive o benefício de ser acostumada com o calor escaldante de João Pessoa e, mesmo tendo terminado a prova às 8h da manhã daqui, até achei o vento friozinho. Por outro lado, só fiz ladeira 2x na vida e o percurso incluía várias delas, era tanto ‘sobe e desce’ que perdi as contas! Fiquei exausta, dolorida, literalmente acabada. Teve hora de doer joelho, teve hora de queimar a coxa, teve hora de querer parar… Mas teve a melhor hora de todas: a da chegada! Indescritível a sensação de saber que se é capaz de conhecer de perto seu próprio limite e ir além dele. Correr é isso, um auto-conhecimento gradual e uma evolução física e mental diária, por isso é tão viciante.

Photo 25-05-14 05 58 57

O sol nascendo na primeira hora de corrida, lindo!

A Meia Maratona de Oahu ou Hibiscus Half Marathon aconteceu em Honolulu, às 5:30 da manhã. Dispunha de 3 distâncias: 5 milhas (8km), 15km e 13 milhas (21km). Todo o percurso sinalizado e bem protegido por guardas de trânsito. A largada foi dada ainda no escuro, com mais de 2000 pessoas de todas as idades, muito massa! E olha só que engraçado: o organizador da corrida era brasileiro! Legal né? Tem Brasil em todo lugar desse mundo. Hahaha

Photo 25-05-14 05 19 51

Antes da largada, ainda no escurinho

Photo 25-05-14 08 15 20

Kendra, Igor, Joh e eu, todos cansados e vitoriosos! Hahah

Passei uns dias pra me recuperar de tanto cansaço, mas passou. Passou cansaço, passou dor, passou tudo menos a conquista. Guardo comigo a medalha junto com o sentimento de vitória que essa corrida me trouxe, e desejo essa felicidade a cada um nesse mundo. Que a gente vá sempre além, porque a gente pode.

Meu beijo e vamo correr!

6 comentários

  1. Mega feliz por vc, Mandinha!!!!!!!!!!!! Sua tia está retomando , agora com um personal para uma melhor orientação. Tentando os 5 Km. Falei sobre vc e Igão p o personal e ele disse: “Já, já, vc chega, lá” Minha meta e com um super incentivo destes, alcançarei. Aqui, as chuvas estão intensas, mas vamos, lá. Bjos e saudades.Deus te abençoe.

  2. Amanda, parabéns! Muito feliz por vc e seus 21km! Rumo aos 42! E mais feliz ainda que participei do seu comecinho, ainda nos 5km 😉 bjao, aproveita muito e muito muito sucesso, Deus te abençoe!

    1. Obrigadaa, Marcella! Lembro muito feliz daquela nossa corrida, foi uma diversão! Hahaha
      Beijo e o mesmo pra tu :*
      PS.: Vou dar update com teu nome lá, percebi que tinha esquecido, que vergonha! 😦

    1. É uma assessoria esportiva no geral, tem vários pacotes. Eu faço o acompanhamento da corrida + circuito, mas também tem bike, natação e a própria a academia, como um studio, onde o treinamento é funcional e bem personalizado. No link da Unidade Fun aí do lado tem o site deles, dá uma olhada! Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s