Leve o snorkel!

Colocar uma máscara e poder ver tudo embaixo d’água já é uma delícia, mas você sabia que o mergulho também é um ótimo exercício aeróbio?

DCIM100GOPRO

Eu não disse que dava pra ficar gatinha de máscara né?

Mergulhar trabalha principalmente os músculos das pernas e braços, quadris e panturrilhas, conforme o corpo se movimenta contra a pressão da água sem, no entanto, oferecer nenhuma pressão prejudicial às articulações. E ainda apresenta uma considerável melhora na respiração! Perfeito né? Inspirar e expirar através de um tubo de snorkel envolve alguma resistência, um esforço maior que na respiração livre, então você tende a “economizar” ar. Fazendo isso, respira-se mais lentamente, o que acaba condicionando o corpo a fazer uso mais eficiente do oxigênio que vai para os músculos. Por isso é um esporte algumas vezes relacionado à corrida, afinal tanto o controle da respiração ajuda a correr quanto o condicionamento físico geral da corrida auxilia no mergulho. Ou seja, além de tudo, ainda é um estímulo pra você se mexer fora da água também!

DCIM100GOPRO

E olha só que interessante: a clínica de saúde Wolters Kluwer nos Estados Unidos tem recomendado a natação para pessoas com artrite reumatóide, contanto que usem sempre um snorkel. A intenção é limitar os movimentos de pescoço, já que causam muita dor nesses casos. No fim das contas, esse despretensioso equipamento composto somente de máscara e tubo de respiração resulta simplesmente na possibilidade de seus pacientes manterem uma rotina de exercícios saudável, longe de riscos ou traumas. Um detalhe que faz toda diferença.

DCIM100GOPRO

Mas, se nem com toda essa lista de benefícios eu consegui te convencer a tirar seu snorkel do fundo do armário ou ir alí no supermercado comprar um baratinho, aí vai o maior de todos: a saúde mental. Primeiro que o oceano por si só já é remédio para muitos males da alma, leva o stress embora junto com o primeiro mergulho, e disso ninguém duvida. Mas indo além, há que se levar em conta que a vida embaixo d’água é mais leve, mais clara, sem gravidade e sem pressa, e a interação no meio ambiente subaquático é sempre uma experiência nova pro cérebro, estimulando sensações que não vivemos diariamente. É uma limpeza mental, natural, essencial de vez em quando.

Photo 06-06-14 09 44 21

Eu e minha cunhada Joh no momento #selfie

Claro que nem sempre o mar está calmo, as águas claras e a maré baixinha, mas toda cidade tem seu cantinho perfeito pra um mergulho, esperando só pra te fazer bem! No verão aqui do Hawaii, quase toda praia é um deleite pros olhos por trás da máscara, eu já fui na Sharks Cove (não tem tubarão, gente, é só o nome mesmo kkk) e em Hanauma Bay, uma reserva onde tem que pagar pra entrar se não for residente, e ainda tem limite no número de visitantes – o que não quer dizer que seja tranquila, é lotada, mas é linda! Lanikai, perto daqui de casa, também é ótimo, todas essas fotos minhas embaixo d’água são lá. Me apaixonei por todas. Em João Pessoa, Picãozinho e as piscinas do Seixas prometem um dia delicioso entre corais e peixinhos, vale a visita!

DCIM100GOPRO

Terminando o mergulho em Hanauma Bay

Sharks Cove, no North Shore, foto: http://www.onlyinhawaii.org

Sharks Cove, no North Shore, foto: http://www.onlyinhawaii.org

Photo 18-05-14 20 27 12

Na Sharks Cove no fim da tarde, lá é maravilhoso pro snorkel, chefio de peixinhos! Pena que ainda não tinha câmera pra filmar embaixo da água quando fui..

Picãozinho, em João Pessoa - PB, foto: https://flatdataci.files.wordpress.com

Picãozinho, em João Pessoa – PB, foto: https://flatdataci.files.wordpress.com

Basta pegar o snorkel, o pé-de-pato (se tiver e preferir), e dar aquele txibum! Lembrando sempre que o mundo marinho merece tanta admiração quanto respeito, preserve-o e obedeça os limites legais e de bom senso, para sua própria segurança.

Um beijo e bons mergulhos!

Fontes: http://healthyliving.azcentral.com; http://universovocesaude.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s