Rapel na Pedra da Boca

Até que enfim um “passeio fit” que não é no outro lado do mundo né?

O Parque Estadual da Pedra da Boca fica no município de Araruna – PB, divisa com o Rio Grande do Norte, e é conhecido pelo turismo de aventura. Visita obrigatória para quem curte esportes verticais, a pedra tem esse nome devido a uma cavidade na sua formação rochosa, que dizem se parecer bastante com uma boca aberta.

No Parque, há uma grande diversidade de trilhas, lugares para rapel e para escadala, de acordo com a resistência física e o tempo disponível do visitante. Nosso guia e instrutor, Julio, nos levou por uma trilha bem legal até uma pedra de altura mediana, para descer de rapel. A caminhada começava tranquila, depois passava por algumas cavernas onde tínhamos que nos contorcer para atravessar pequenos espaços, mas nada perigoso, tudo muito divertido!

Downloads

Juro que olhei e achei que fosse fisicamente impossível. Mas taí! A camisa suada e a perna suja de terra são um charme à parte.

20131012_143207 DSC037972O Julio é presidente da Associação Paraibana de Escalada, conhece como ninguém os paredões e foi responsável pela abertura de inúmeras vias de escalada. Foi ele quem nos guiou e deu todas as instruções necessárias para o rapel (quem quiser contacta-lo: http://castelliano.wix.com/pedradaboca #recomendadíssimo). Ficamos impressionados com a habilidade e naturalidade dele nas pedras mais íngremes, parecia estar na própria casa!

Eu e nosso guia Julio

Olha o Julio aí!

Então, a melhor parte: descer! Na verdade, a descida de rapel é tão legal que ficamos subindo e descendo várias vezes. Os primeiros metros eram meio que na diagonal – muito bom pra se acostumar com a técnica, depois descíamos totalmente na vertical, emocionante! Teve gente do nosso grupo que hesitou um pouco, disse ter medo de altura, medo da corda, medo de não conseguir.. mas todo mundo terminou se rendendo e adorou, foi unânime!

h

Mini escalada pra chegar no todo da pedra

20131012_154002#1

Aquela foto que faz sua mãe pirar! kkk

Eu e Keyla, time das meninas deu show no rapel!

Eu e Keyla, time das meninas deu show no rapel!

Primeira parte da descida

Primeira parte da descida

Início da parte reta!

Início da parte reta!

20131012_163037#1

Keyla e Paulinho, Eu e Erick, casais adventure!

20131012_162524Que a energia é boa já deu pra notar, mas é bom enfatizar também todos os benefícios físicos dessa aventura. O rapel desenvolve a força muscular do corpo todo, melhora o senso de equilíbrio e a coordenação motora, mantém o poder de concentração aguçado e ainda trabalha a flexibilidade e elasticidade. Isso tudo sem falar que, como toda atividade aeróbica, melhora a resistência em geral.

A prática de esportes de aventura têm, ainda, grande vantagem mental. Com toda essa adrenalina e contato com a natureza, o stress acaba passando longe do seu dia-a-dia.

No site que mencionei, tem todas as informações necessárias, inclusive de hospedagem e alimentação. Faça uma visita, você não vai se arrepender. Eu não vejo a hora de voltar lá e arriscar uma pedra mais alta! 🙂

Meu beijo e boas aventuras!

1 comentário

  1. Essa Amandinha sabe apreciar as boas coisas da vida. Ora no mar, ora nas montanhas, ora no fundo do mar, ora nas cachoeiras. O importante é ter um olhar diferente para as belezas que o Criador fez p nós. Isso ela tem de sobra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tia Coruja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s