Dieta Detox: vale ou não a pena?

Algumas semanas atrás, encarei o desafio de passar 5 dias dentro de uma dieta de desintoxicação. Meus motivos eram simples: vinha me alimentando mal, sem estímulo para mudar e sentia que precisava “limpar” meu organismo para recomeçar do zero a vida saudável que tinha perdido. Assim, fechei o pacote da BioFitDetox e mergulhei de cabeça na tal dieta Detox!

Photo 22-06-15 21 17 58

Mas, antes de mais nada, o que é Detox?

O Dr Mohamad Barakat, médico pós graduado em nutrologia, esclarece que “A Detox serve justamente como ponto de equilíbrio, pois promete limpar os órgãos relacionados à digestão, absorção e metabolização de nutrientes (fígado, estômago e intestino).” É uma dieta focada em alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes (orgânicos se possível), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), arroz integral, quinua, amaranto, linhaça, feijão, lentilha, grão-de-bico, etc, além de muito líquido e chás diuréticos que ajudam na eliminação de toxinas do corpo.

Alguns profissionais da área questionam a eficácia desse tipo de dieta, alegando que não há um estado propriamente dito de “intoxicação” do corpo, mas tão somente um mau funcionamento do fígado e rins causado pelo excesso de açúcares, gordura e sódio, facilmente solucionado com uma dieta mais leve.

Justamente por isso, dois pontos são cruciais na dieta detox: ela deve ser, de fato, fundada em uma alimentação mais leve e livre de industrializados (corantes, conservantes, etc), por isso sucos enlatados ou em pó que se dizem detox fogem totalmente ao princípio da mesma. Segundo, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental nesse processo, para que não haja carência de vitaminas e nutrientes.

Dessa forma, o que a diferencia de uma reeducação alimentar é tão somente seu prazo de continuidade, que, por exigir muitas restrições, deve ser bem mais curto que uma mudança de hábitos. Na verdade, a detox serve muitas vezes como impulso inicial a esta mudança, até mesmo pela sensação de leveza proporcionada pela ação diurética e melhora na função intestinal, que estimulam o indivíduo a se manter sem excessos e de forma saudável.

Photo 15-06-15 08 09 06 (1)

Esclarecido o conceito e os benefícios da Dieta Detox, vou dividir aqui um pouco da minha experiência com a Bio Fit. É bom frisar que toda a dieta é planejada por uma nutricionista, a Malu Tavares, que inclusive me orientou a não deixar de lado a suplementação que fazia antes ou depois dos exercícios físicos. Dessa forma, respondo a pergunta que mais me fizeram quando iniciei a dieta: e dá pra aguentar a corrida/musculação só com suco?

A corrida eu faço logo cedo, às 6h da manhã, e a dieta geralmente só chegava 6:30h (sim, eles entregam diariamente na sua casa!), então, como não dava pra sair em jejum, eu continuei com a minha vitamina de banana + whey + água como pré-treino e, quando chegava, iniciava normalmente com o desjejum. Já na musculação, a alimentação era toda dentro da dieta, apenas acrescentava 1 dose de whey no pós-treino pra ajudar a manter a massa magra. Me senti super bem assim!

Além do mais, o detox NÃO é só suco, gente! Como optei pelo pacote de 5 dias, no total foram apenas 2 dias “só” de suco, nos outros 3 tinha comida de verdade em todas as refeições. E nos dias líquidos, a ingestão ainda era de 2 em 2 horas, de uma garrafinha de 500ml com sucos super nutritivos, terminando com uma sopinha no fim do dia. Se eu passei fome? Bom, estranhei um pouco nos dias que não tinha um prato de almoço, e quando atrasei mais de 1h da garrafinha da tarde, senti fome e devorei uma banana extra (kkkk), mas logo me arrependi quando não consegui terminar a garrafinha inteira de tão cheia que fiquei. Então, relaxem, se foi tranquilo pra mim que passo o dia comendo, vai ser pra qualquer um!

Photo 30-06-15 11 06 16

Tá, mas e o resultado? É aí que entra outro ponto bem importante: NÃO façam a dieta com o objetivo tão somente de emagrecer, esse não é o intuito dela e não deve ser o seu. A perda de peso acontece, claro, mas nenhuma dieta de curto prazo faz milagres, e grande parte do peso perdido (se não todo) é apenas líquido. Então, acredite, eu sequer me pesei antes/depois. Mesmo assim, eu realmente fiquei mais sequinha e me senti mais leve, além de que, como já havia dito no insta (@amandadutras), meu intestino voltou a funcionar (aleluia!) e me senti beeeem menos propensa a jacar – na verdade, a loucura por doces realmente sumiu – o que, por mim, já valeu demais.

No mais, quero deixar registrado o quanto adorei ter feito essa experiência! Fiz dezenas de vídeos no snap (amandadutras) falando do quanto as coisas eram saborosas e ainda não elogiei o tanto que merecia. Cada comidinha daquelas dava vontade de encomendar mais 10 e me alimentar assim pro resto da vida! Sem falar na praticidade que foi ter tudo organizado e separado, preparado no dia anterior e chegando fresquinho na minha casa logo de manhã. A maior meta da dieta, que era renovar o estímulo de comer melhor, foi alcançada e, por isso, aprovadíssima!

Pra quem se interessou, o site é www.biofitdetox.com.br e basta pedir informações pelo email contato@biofitdetox.com.br, que eles te mandam o guia todinho, com preços, cardápios e tudo mais! E se alguém tiver mais dúvida, pode me perguntar também! 🙂

Beeeijos

1 comentário

  1. Que legal,

    Eu tava ouvindo uma colega de trabalho comentar sobre dietas com alimentos detox, uma prima dela disse ter perdido 14 quilos em 8 semanas, vou testar !

    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s