Hiking no Havaí: Kuliouou Ridge Trail

Estava devendo esse post há meses! Mencionei a Kuliouou Trail no post sobre a Koko Crater Stairs, mas ainda não tinha compartilhado os detalhes sobre ela por aqui. Um erro quase imperdoável, já que foi uma das trilhas mais bonitas que já fiz, de fácil acesso e rendeu boas fotos. O apaixonante nesse hiking é a sua variedade de vegetações e ambientes, que te leva da floresta de pinheiros à mata úmida sem deixar a beleza de lado em nenhum trechinho sequer.

Photo 24-03-15 19 13 39

Se tiver chovido nos últimos dias, o início pode ser meio escorregadio, por causa da lama que se forma entre as raízes, mas nada que cause quedas ou acidentes, um pouco mais de atenção e você seguirá tranquilo – até porque a inclinação é mínima, resultante de uma subida em zigue-zague que corta a floresta em maior parte do percurso. Na verdade, a facilidade é tão grande que chega uma hora em que a caminhada torna-se enfadonha e começam a surgir pequenos atalhos de um nível para outro do zigue-zague. Sempre que achávamos um, dávamos uma analisada entre seu nível de dificuldade e o número de passos que economizaríamos.. e escolhíamos o atalho! Não era nada demais, mal chegava a 3m de altura e já estava pré-moldado por pés de outros apressadinhos. 🙂

DCIM112GOPRO

DCIM112GOPRO

Viu como a vegetação aqui é diferente da foto anterior??

Localizada na área de Hawaii Kai (Oahu, Hawaii), a Kuliouou começa no fim da Kalaau Road; seguindo pela parte asfaltada, chega-se ao Valley, uma depressão entre as montanhas também bastante visitada, já o caminho do lado direito – não pavimentado – da rua te leva ao topo das montanhas, nosso destino final. É uma trilha bem definida, muito dificilmente você ficará perdido no meio do nada, mas em caso de dúvidas, basta conferir alguns passos à frente e o caminho se tornará nítido novamente.

E então, quando você já está acostumado com a facilidade, começam a aparecer algumas subidas mais íngremes e, em seguida uma super escada interminável até o topo. Os degraus são apenas algumas tábuas entre terra, lama e raízes, onde a mata já é bem aberta e o protetor solar começa a se mostrar indispensável – e é nessa parte que o cansaço vem dar um “oi”. Felizmente, junto com o suor, vem o brilho nos olhos: entre as curvas da escada, nas quais você se depara inesperadamente com mais um lance enorme de degraus, aparece um vislumbre estonteante da paisagem que te espera lá em cima, e você não vê a hora de chegar!

DCIM112GOPRO

Photo 24-03-15 18 18 46

DCIM112GOPRO

DCIM112GOPRO

Sem pressa, o hiking todo dura em torno de 4h. Num passo mais apertado, dá pra cansar na subida e chegar rapidinho na volta. São mais ou menos 8km de todo tipo de mata, folhas, aromas e paisagens, e as mudanças são tão nítidas que, para preservá-las, existe uma espécie de “tapete” para limpar o calçado entre um ecossistema e outro, evitando levar consigo sementes do anterior para o seguinte!

Ver o ambiente mudar tão radicalmente em poucos passos é um estímulo brilhante para o cérebro, um carinho para vista, e mais legal que chegar lá em cima é curtir cada pedacinho dessa trilha. Mas, claro, a vista do topo também paga qualquer esforço. Eu, particularmente, tenho muito amor por lugares altos. Ver o mundo lá de cima, além de ser lindo, te dá um pouco de consciência sobre sua própria pequenez, te impulsiona o desejo de conhecer cada vez mais daquela imensidão e traz um sentimento de paz e gratidão pela vida inestimáveis.

Photo 24-03-15 17 44 49

DCIM112GOPRO

O “tapetinho”

DCIM112GOPRO

Como aventureiros prevenidos que somos kkkk, levamos conosco bastante água e um lanchinho, essencial para renovar as energias e descer a trilha toda em pouco mais de 1h! A verdade é que paramos MUITO durante a subida para tirar 1001 fotos, então na volta estávamos cansados e tudo que queríamos era voltar à civilização (banho, comida e cama, não necessariamente nesta ordem!). Mas ao fim, só ficou o sentimento de que valeu a pena, e valeu DEMAIS. Quem for a Oahu, não deixe de conferir. Também não deixe de conhecer o site unrealhawaii.com, guia de muitas aventuras nas duas viagens que fiz ao Hawaii e dono de fotos belíssimas!

Photo 24-03-15 18 41 22

DCIM112GOPRO

Ops!

DCIM112GOPRO

No mais, divirtam-se! Natureza e esporte são a combinação perfeita pra isso.

Photo 24-03-15 19 23 43

Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s