Proteína nossa de cada dia

Muita gente ainda tem dúvidas quanto a necessidade, horários e forma de consumir proteína, e até alguns preconceitos com o uso do Whey Protein. Falei com a nutricionista Aline Honor (@alinehonor) para esclarecer algumas coisinhas por aqui, principalmente quanto à alimentação pré e pós treino, importantíssimas no nosso desenvolvimento muscular.  Confere aí:

Durante a prática esportiva, a demanda energética vem principalmente de carboidratos, independentemente da modalidade, seja endurance (corrida, ciclismo, spining, natação) ou treinamento de força. Os carboidratos são armazenados em forma de glicogênio muscular e hepático e a falta deles leva o indivíduo à fadiga, que está associada a baixos estoques e exaustão de glicogênio, hipoglicemia e desidratação, e pode ocorrer em exercícios físicos prolongados e de alta intensidadeEntre 1:30h a 2:00h antes do treino  o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico (absorção lenta no organismo) garantirão energia durante todo o treinamento, além de uma proteína que vai fornecer os aminoácidos necessários. Como a whey é uma proteína completa e de rápida absorção, ela pode ser um suplemento ideal para adicionar ao seu shake pré-treino. Afinal você precisa ter uma boa quantidade de aminoácidos circulando pelo seu corpo durante o treino e é uma proteína de rápida digestão e absorção.
viiit
Após o treino, a proteína também será bem vinda, pois é o momento em que o corpo inicia a recuperação muscular, reparação tecidual e crescimento muscular. No entanto, esse período dura horas após a sessão de treino e o saldo de ingestão proteica diário é que vai realmente importar. Ao pensar em Whey Protein, muitas pessoas automaticamente imaginam o shake pós-treino, mas o whey é uma fonte de proteína como qualquer outra, e você não é obrigado a tomar somente no pós-treino. Inclusive, o próprio shake pós-treino está longe de ser algo obrigatório, sendo apenas mais uma forma de se alimentar neste momento. O que vai fazer diferença é o tipo de proteína ingerida – elas diferem na sua velocidade de absorção (leite, ovos, frango, whey protein, caseína) -, as quais serão escolhidas de acordo com os objetivos e disponibilidade de cada indivíduo. A alimentação de qualidade com carboidratos e proteínas deve ser mantida nas próximas refeições para manter essa atividade anabólica e a ressíntese de glicogênio, a nossa reserva energética.

Dito isso, seguem algumas sugestões de alimentação anterior e posterior ao treino, que fazem parte da minha dieta e eu simplesmente adoro.
1. Pré-treino preferido: 1 banana + 200ml de água + 1 scoop de whey
Dica: Use a banana congelada, a consistência vai ficar super cremosa e, se o seu whey tiver um saber bom, vai ficar realmente um milk shake delicioso!
Pós-treino: Crepioca (1 ovo + 1 clara + 1 cs goma de tapioca) + queijo branco e chá verde

vittt2. Pré-treino: 1 banana amassada + 2 cs aveia
Dica: Acrescente uma pitada de canela para acelerar o metabolismo e deixar o prato mais gostoso.
Pós-treino: 1 banana + 200ml de água + 1 scoop de whey e 2 cs de cuscuz + 1 ovo
 vit 2
No entanto, as dicas são apenas exemplos que se encaixaram na minha rotina (treino pela manhã cedo!), no meu corpo e no meu paladar. Por isso, a nutri vem lembrar: “É importante salientar que cada indivíduo tem seu objetivo, seja ele hipertrofia, desempenho ou emagrecimento, sendo assim, as estratégias nutricionais variam. Procure sempre um profissional da Nutrição para ajustar seu plano alimentar e deixá-lo ideal para seu objetivo e sua rotina!
Precisa dizer mais algumas coisa? 🙂 Agora é seguir a dieta e ser feliz!
Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s