Como yoga pode melhorar sua imunidade

em

A prática e a filosofia do yoga costuma delineada pelos tidos “8 passos de Patanjali”, quais sejam os Yamas, Niyamas, Asanas, Pranayamas, Pratyahara, Dharana, Dhyana, Samadhi. Indo desde as condutas éticas de uma pessoa, até a iluminação completa do ser em conexão com o Universo, estes caminhos passam imprescidivelmente pela execução das posturas corporais chamadas ásanas. E, por mais que o propósito final destes ásanas seja, de fato, uma transcendência espiritual, a sabedoria yogi sempre concebeu seu importante papel na busca de um corpo saudável, forte e flexível, capaz de hospedar uma alma em sua jornada de evolução.

O ocidente, no entanto, só tem se dado conta desses benefícios físicos e aceito o yoga como terapia holística no campo da saúde há poucas décadas, através de estudos que comprovam sua influência direta na fisiologia do corpo humano. Já existem artigos demonstrando melhora na qualidade do sono (FANG e LI, 2015), diminuição dos índices de ansiedade (STREETER et al, 2010), aumento da flexbilidade e equilíbrio (POLSGROVE et al, 2016) e diversos outros fatores após alguma intervenção de yoga.

imunidade yoga

Uma revisão sistemática de muitos desses artigos, feita em 2016 (GOVINDARAJ et el, 2016), traz também uma colocação bem embasada de como a execução de ásanas do yoga pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Os autores citam como causas a formação de glóbulos vermelhos (Chohan et al., 1984), o aumento da atividade parassimpática, a redução de marcadores inflamatórios como a proteína C-reativa e a interleucina-6 (Morgan et al., 2014), além do fato que a prática feita de forma consciente causa uma sensação de prazer e bem-estar que parece aumentar o números de células imunológicas, conforme ratificado em estudos feitos com pacientes de câncer (Kochupillai et al., 2005; Rao et al., 2008).

Outro ponto muito simples elucidado na revisão acima é que os ásanas são capazes de melhorar o sistema circulatório de uma maneira geral, fazendo com que o sistema imunológico trabalhe mais eficientemente através de nossas veias e artérias e acelerando os processos antiinflamatórios do corpo. Posturas invertidas, por exemplo, são conhecidas por ativarem a circulação venosa e promoveram uma drenagem natural do sistema linfático (IYENGAR, 1991), além de levar oxigênio ao cérebro e melhorar aspectos psicológicos que afetam diretamente o estado de imunidade do praticante.

Por isso, em meio à pandemia em que nos encontramos, isolados socialmente dentro da segurança de nossos lares, entre os tantos outros cuidados com a nossa saúde que devemos ter, praticar yoga deve claramente ser um desses! E você nem precisa fazer posturas complexas ou invertidas no seu primeiro contato com o yoga, basta que execute os ásanas conscientemente, concentre-se na sua respiração durante todo o tempo, e já estará levando saúde e imunidade para o seu corpo. Que tal começar hoje?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s